Notícias / Sociedade bem estar de todos ;)
Em Portugal, todos os anos, registam-se mais 1.000 novos casos de cancro da laringe.
Neste dia Mundial da Voz, Margarida Santos, directora clínica de otorrinolaringologia do hospital de S. João do Porto, lembra o cuidado a ter com a voz.
Os maus hábitos dos portugueses e dos Açorianos podem levar à sua perda.
O consumo de tabaco fumado e o consumo de bebidas alcoólicas trazem riscos acrescidos, o consumo associados destes dois tóxicos “potencializam o risco de vir a contrair o cancro da laringe”- disse Margarida Santos.
Esta médica especialista em doenças da laringe lembra que “a rouquidão é um sinal de alerta e os portugueses têm o mau hábito de encontrar no consumo de bebidas frias ou de um corrente de ar a causa para as suas rouquidões”. “Essas desculpas”, disse, “não devem continuar, sob o risco de diagnosticar tardiamente um carcinoma, perfeitamente operável nas suas fases iniciais”.
O hábito do tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas na população dos Açores segue a tendência nacional.
As recomendações mantêm-se pertinentes, neste dia Mundial da Voz, criado pelas pela Organização Mundial de Saúde como alerta para os problemas associados a um dos mais importantes órgãos do corpo humano.
Hoje, no país e nos Açores, existe um programa adequado à comemoração deste dia, com iniciativas e programas de rastreio adequados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário